O Granito é um material muito antigo. Usado já há muitos anos, essa rocha ganha um espaço cada vez maior no mundo da arquitetura e decoração. Mas o que é essa pedra? Do que ela é feita? Onde pode ser usada? Bom, aqui na Top Mármore nós temos uma sorte muito grande de granitos, e a gente vai explicar direitinho como é!

Do que é feito

O Granito é uma rocha do tipo magmática muito comum no nosso planeta. Esse tipo de rocha é encontrado com facilidade e não possui estruturas internas, ou seja, ele é um material maciço.

Esse material natural é composto por uma combinação muito diversificada de minerais, como Quartzo, Mica e Feldspato.

Principais características

Granito2

Granito Marrom São Paulo


Por ser uma rocha magmática, o granito possui uma resistência muito grande aos diferentes efeitos e ações do tempo. Isso o torna uma rocha muito requisita e indicada aos profissionais que precisam de materiais em áreas externas e com alto tráfego.

Outra característica muito própria do granito é que ele possui um baixíssimo índice de absorção de líquido. Somando esse índice de absorção de líquido a uma alta resistência aos impactos e riscos, o granito acaba sendo um produto Top, muito indicado para lavatórios, balcões de diferentes tipos de estabelecimentos e ilhas com pias embutidas.

Sem contar que o granito se encontra no nível 7 na escala mols, uma escala que mede o grau de dureza de determinados materiais (o nível máximo é o 9, onde está o diamante).

Ou seja, o granito é um material extremamente aplicável, já que possui diferentes possibilidades de usos (locais em que pode ser aplicado), resistência diferenciada (6 a 7 na escala mols) e uma resistência muito grande à exposição aos raios solares.

Coloração

granito3
Algumas colorações possíveis do granito


Por ser um material natural, o Granito possui diferentes cores. Elas podem variar desde branco, verde, azul, cinza, branco, preto e bege.

Só que, por ser 100% natural, esse material não possui uniformidade em suas cores. Ou seja, ele sempre vai possuir pigmentações (que são pequenos pontos que podem variar em tamanho e cores).

Ou seja, esse material sempre vai possuir pigmentações de diferentes tamanhos e formas, o que acaba desqualificando esse tipo de pedra na hora da compra caso o cliente queira uma pedra de cor uniforme.

Outro ponto que deve ser observado é que por ser uma pedra natural, o granito acaba dependendo muito de seus lotes. Ou seja, se você comprar uma chapa de granito hoje e comprar uma na semana que vem, ela pode possuir uma alteração significativa de cores e pigmentações.

Principais usos

granito4
Bancada em Granito Cinza


Por ser um material muito resistente, o Granito acaba podendo ser usado em diferentes áreas sejam elas externas ou internas. Isso a torna uma pedra coringa, que pode se encaixar perfeitamente em diversos ambientes e projetos.

Os seus usos mais comuns (por uma questão de resistência mesmo) são em lavatórios de cozinha, bancadas de áreas comerciais, soleiras, pisos e para revestir paredes de áreas que fiquem em contato direto com sol e chuva.

Se você é arquiteto ou cliente final e ficou com alguma dúvida com relação a esse material ou quanto aos seus usos, o nosso show room é completo e possui todos os tipos de granitos do mercado, além disso, os nossos lotes estão fantásticos!